Gigantes da Era do Gelo

Shopping Paralela exibe Gigantes da Era do Gelo

A exposição interativa, inédita na Bahia, conta com 11 réplicas originais

 A temperatura baixou no Shopping Paralela com a chegada da exposição, itinerante, “Gigantes da Era do Gelo”.  Estão sendo exibidas, com exclusividade, onze réplicas originais de criaturas que habitaram a Terra há dois milhões de anos, na Praça de Eventos, piso L1, do Paralela. Os gigantes, alguns de até 4 metros de altura, foram extintos há 11 mil anos, quando ocorreu a última era glacial.

Salvador é a primeira capital do Norte-Nordeste a receber a exposição que está pela primeira vez no Brasil, e já passou por capitais do Sul e Sudeste, uma média de 20.000.000 visitantes no total. “O Shopping Paralela inova mais uma vez com uma programação que vai além do entretenimento, oferecendo uma experiência internacional para nossos clientes. Com um apelo educativo, cultural, a mostra encanta toda a família”, enfatiza Alexandra Nicolau, gerente de marketing do Paralela. Antes do Brasil, a exposição passou pela Colômbia.

Produzidas por paleontólogos e paleoartistas, do Museu de História Natural de Pilsen, na República Tcheca, as peças levaram dois anos para ficarem prontas. A reprodução das características naturais de cada espécie foi possível a partir de estudos de ossos encontrados nos seus respectivos locais de origem. Para cria-las, os especialistas utilizaram poliuretanos, couros, resina, fibras naturais e de vidro.

Ambientação especial e Interatividade exclusiva Para simular o clima da era glacial, tornando a visita à exposição ainda mais fascinante, todo o shopping, fachada, corredores e banheiros, recebeu iluminação cênica em tons de azul e recursos de interatividade. “Criamos atmosfera gelada para que os clientes sintam como se estivessem indo encontrar com os Gigantes em seu habitat natural, desta forma juntamos o fascínio e curiosidade do antigo com a conectividade do mundo moderno”, explica Nicolau.

E ainda, diferente do que ocorreram nas demais cidades por onde passou, no Shopping Paralela a mostra é interativa. Por exemplo, no lugar de painéis, telas touch screen permitem um passeio pela história de cada espécie, acessando o hotsite www.oqueogeloescondeu.com.br. Além disso, jogos temáticos sobre a Era do Gelo no local do evento divertirão os visitantes através de duas telas de Vídeo Wall, com mais de 50”, cada.

Com curadoria de Monica Kudrnac, da Argentina, e Raul Aldano, da Colômbia, a mostra exibe as espécies: rinoceronte-lanudo; rinoceronte-de-chifre-grande, que pesava o equivalente a um elefante; alce-gigante, com chifres de até 3,6 metros; auroque; urso-das-cavernas; tigre-dentes-de-sabre; castor-gigante; mapinguariçu; gliptodonte; mamute; e moa, a maior ave não-voadora, originária da Nova Zelândia e cujos ovos mediam 24cm de comprimento e 18cm de diâmetro.
 
“Estamos viajando pelo Brasil há um ano, e para transportar toda a mostra são necessários três carretas e uma equipe composta de dez pessoas para a montagem”, pontua Raul Aldano. Os gigantes pré-históricos permanecerão no Shopping Paralela até 16 de setembro, uma excelente oportunidade para estudantes e para toda a família visitarem. O acesso é gratuito e pode ser feito durante o horário de funcionamento do shopping – segunda a sábado, das 9h às 22, e domingo e feriados das 12h às 21h.

As escolas podem agendar visitas guiadas por universitários, tornando-se assim uma verdadeira aula extra-classe - basta agendar previamente através do número 71 3617-0969.



SERVIÇO
Evento: Exposição “Gigantes da Era do Gelo”
Local: Praça de Eventos, piso L1, do Shopping Paralela
Acesso: GRATUITO
Funcionamento:
De Segunda a sábado, das 09 às 22h
Aos domingos e feriados das 12h às 21h
Informações: 3617-0969
Período: até 16 de setembro

Comentários

Postagens mais visitadas